Jogo de Tabuleiro – Reconhecimento do formato e nomes das figuras Musicais de som e de silêncio.

André Hipólito

Toda partitura traz em sua estrutura as figuras musicais. Mesmo que você nunca tenha estudado música ou nem saiba como interpretar e nomear esses símbolos, certamente já viu alguma imagem representativa de uma colcheia, de uma mínima ou de uma semibreve.

Esses sinais são característicos da notação musical podem conter até três partes: a cabeça, a haste e o colchete.

Vamos entender por que surgiram essas figuras. Imagine que antes da notação musical todas as músicas feitas pela humanidade eram passadas somente de forma auditiva e eram perdidas e esquecidas, portanto, se alguém criava uma música, para passar para outra pessoa, ele teria que cantar várias vezes até essa outra pessoa memorizar e assim por diante.

A notação musical surgiu então com a função de auxiliar a memória de quem cantava e só mais tarde se tornou cada vez mais precisa, tornando possível eternizar essas músicas, tanto, que temos registro de músicas feitas no barroco, classicismo, etc., até hoje.

Primeiramente eram colocadas pequenas marcas junto das palavras indicando o tipo de movimento sonoro a cantar. Essas marcas chamavam-se “neumas”. Inicialmente haviam dois tipos de notação, a instrumental e a vocal. A notação instrumental mais antiga era derivada do alfabeto fenício e a notação vocal utilizava as letras maiúsculas do alfabeto grego. Para a duração das notas, utilizava-se uma notação derivada da métrica quantitativa (breve e longa).

O que são as figuras musicais?

São símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. Os símbolos das figuras são usados para representar a duração do som a ser executado. A duração das figuras musicais depende da fórmula de compasso. Isso significa que a mesma figura pode ser executada com diferentes durações, em qualquer música, como também numa única música, caso haja mudança de andamento ou compasso.

Conceito de figuras musicais:

 

  • Valores ou figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. São também chamados de valores positivos.
  • Os símbolos das figuras são usados para representar a duração do som a ser executado.

 

Ao partimos dos conhecimentos apresentamos até o momento, notou-se a necessidade de termos um aprendizado mais funcional das figuras músicas, com uso de um tabuleiro lúdico, os alunos são desafiados a recordar o nome das figuras musicas compreendo as peculiaridades de cada símbolo musical.

 

Jogo de tabuleiro: Quem procura acha.

 

Esse é dos jogos disponibilizados pela CCMP para o Clube Kids.

O maior Clube de professores de música do Brasil.

Você já é sócio?

Confira:

 

Habilidades desenvolvidas nesse jogo: Memorização, concentração, agilidade, acordar a capacidade de raciocínio lógico do hemisfério esquerdo.

 

 

Como jogar?

 

  • Podem participar de 2 a 4 jogadores ou 2 a 4 grupos.
  • Cada grupo ou jogador ficar com as suas cinco peças.
  • O Capitão do jogo, que pode ser o professor, pega uma cartinha do baralho e fala o nome da figura musical de som ou de silêncio que aparecer aleatoriamente.
  • Começa a contagem de 1 a 5 segundos em voz audível.
  • Os jogadores de todos os grupos procuram a figura musical pedida.
  • Ganha quem colocar o maior número de tampinhas na figura.
  • Vai marcando ponto para os grupos: Azul, amarelo, vermelho e verde.
  • Quando terminar as cartinhas, ganha o grupo, ou o participante que tiver mais pontos.
  • As notas são mostradas na figura abaixo, por ordem decrescente de duração. Elas são: semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.
  • Figuras de som: São chamadas de figuras de som ou figuras positivas.
  • Figuras de silêncio: São chamadas de pausas, figuras de silêncio ou figuras negativas.
  • Antigamente existia ainda a breve, com o dobro da duração da semibreve, a longa, com o dobro da duração da breve e a máxima, com o dobro da duração da longa, mas essas notas não são mais usadas na notação atual.
  • Cada nota tem metade da duração da anterior. Se pretendermos representar uma nota de um tempo e meio (por exemplo, o tempo de um mínimo acrescentado ao de uma semínima) usa-se um ponto a seguir à nota.
  • A duração das figuras musicais depende da fórmula de compasso e do andamento utilizado. Isso significa que a mesma figura pode ser executada com diferentes durações, em qualquer música como também numa única música, caso haja mudança de andamento e/ou compasso.

Com esse tabuleiro, o aluno é auxiliado no seu processo de ensino aprendizagem, sendo um excelente recurso pedagógico para facilitar a aquisição de novos conhecimentos que serão apresentados durante as aulas.

Nós educadores musicais não podemos deixar de lado recursos práticos que agreguem valor durante as nossas aulas, precisamos sempre trabalhar com jogos coletivos e colaborativos como recurso lúdico e funcional.

Ao utilizar a metodologia do Centro Cultural Maria Paccelle, podemos levar aos nossos alunos conhecimentos que serão adquiridos e revisados por meio de jogos de altíssima qualidade. Cabe ressaltar importância de aprender através de jogos com um objetivo potencializar aprendizado dos conteúdos musicais.

Cabe citar que para produção desse artigo, foi utilizado como referência o curso de capacitação Tratado de Teoria e o Clube Kids 2, todos desenvolvidos pelo Centro Cultural.

É um excelente convite para você educador musical se tornar um professor intenso participando dos nossos cursos de capacitação e tendo a oportunidade de ter materiais únicos, elaborados com muito cuidado, pensando no bem estar do aluno e oferecendo ao educador recursos e estratégias para um bom planejamento e aulas totalmente diferenciadas.

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