Jogo de tabuleiro Sons dos Animais

André Hipólito

O som é um fenômeno acústico. São ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer, transmitidas por um meio (gasoso, sólido ou líquido), por meio de propagação de frequências regulares ou não, que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelo nosso cérebro.

Os sons são percebidos por nós quando eles incidem sobre o nosso aparelho auditivo. Em seguida são traduzidos em estímulos elétricos e direcionados ao nosso cérebro, que os interpreta.

Os seres humanos são capazes de ouvir uma faixa de frequências sonoras, chamada de espectro audível, que se estende entre 20 Hz e 20.000 Hz, aproximadamente. Os sons de frequências menores que 20 Hz são chamados de infrassons, enquanto os sons de frequências superiores a 20.000 Hz são chamados de ultrassons.

Outros animais, tais como cães, gatos, golfinhos e morcegos são capazes de ouvir faixas muito mais amplas de frequências. Ressaltar que as frequências de som são infinitas. Algo muito importante de ser pontuado e que as frequências das notas musicais são marcadas por alturas, e não podemos esquecer disso quando damos nome as notas por exemplo.

Elementos formais do som:

Os cinco elementos formais do som são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas:

  • Timbre: É a fisionomia do som, através do timbre podemos reconhecer a sua origem.

Os timbres são inesgotáveis. Desde os obtidos diretamente da natureza e do corpo, aos instrumentos acústicos. Maria

A voz humana é dotada de timbre único, ou seja, não se repete de pessoa para pessoa.

  • Intensidade: A intensidade também pode ser chamada de sonoridade. Refere-se à força do som. É uma propriedade do som que permite ao ouvinte distinguir se o som é fraco (baixa intensidade) ou se o som é forte (alta intensidade) e ela está relacionada à energia de vibração da fonte que emite as ondas sonoras. Ao se propagar, as ondas sonoras transmitem energias que se espalham em todas as regiões. Quanto maior é a energia que a onda transporta, maior é a intensidade do som que o nosso ouvido percebe. É semelhante ao que habitualmente chamamos de volume.
  • Altura: É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso baixo). A altura de umsom musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves. São essas vibrações que definem cada uma das notas musicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si; assim, a velocidade da onda sonora determina a altura do som, por isso cada nota tem sua frequência (número de vibrações por segundo). A altura de um som pode ser caracterizada como definida ou indefinida. Em ambos os casos, os sons podem ser agudos ou graves.
  • Duração: A duração é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos, isto é, se o som é curto ou longo. É a característica que revela o tempo de emissão de um som. Depende do tempo que duram as vibrações do objeto que os produz. Alguns sons possuem ressonância curta, isto é, continuam soando por um breve período de tempo, como o som dos tambores, e outros tem ressonância longa, como os sons dos sinos que permanecem soando por um período de tempo maior.
  • Densidade: A densidade sonora é a qualidade que estabelece um maior ou menor número de sons simultâneos. Como as ondas tem capacidade de se fundir de acordo com amplitudes e frequências e nosso ouvido é incapaz de isolar uma ou outra de modo a exclusivamente ouvi-la (deixando de ouvir as demais), a densidade faz-se uma propriedade necessária para classificarmos como mais denso o momento que possui muitos sons simultâneos e menos denso o momento que possui um ou pouquíssimos sons simultâneos.

Quais os tipos de sons que conseguimos perceber?

  1. Sons da natureza: Trovão, Chuva, ondas do mar e vento.
  2. Sons urbanos: Automóveis, pessoas falando, maquinas ligadas.
  3. Sons dos animais: Cada animal produz um som diferente e cada tipo de

som tem um nome.

  1. Sons da nossa casa: Torneira, porta, campainha, ventilador.
  2. Sons musicais: Notas musicais.

Um dos jogos de percepção auditiva ideal para trabalhar os sons, é o jogo som dos animais, utilizando esse jogo o aluno conhecerá todos os sons produzidos pelos animais, todos os sons dos animais foram cuidadosamente gravados e disponibilizados no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=lBtAfNEzji4&t=150s


Nesse vídeo, o aluno poderá reconhecer e/ou imitar o som do animal correspondente.

São inúmeras possibilidades de utilizar o jogo, uma das maneiras de utilizar é apresentar para o aluno os sons emitidos por cada animal, deixando sua aula mais atrativa e lúdica.

Você conhece o som emitido pela abelha, burro, cabra, cão, cavalo, cobra, coruja, elefante, galinha, galo, gato, grilo, leão, lobo, ovelha, papagaio, pato, porco, sapo, vaca, hiena, rato, peru, pombo, águia, tigre, cuco, corvo, cisne, macaco, raposa, baleia, camelo, cegonha, cigarra, galinha d’angola, lagarto, morcego, pardal, pica-pau e pavão?

É importante salientar que o educador deve utilizar uma grande variedade de atividades sonoras, jogos musicais, quando esses recursos utilizados de forma lúdica, podem favorecer uma fonte rica de aprendizado.

Pensando nisso o Centro Cultural Maria Paccelle desenvolve diversos jogos e capacitações para educadores musicais, promovendo um aperfeiçoamento pessoal. Cabe citar que para produção desse artigo, foi utilizado como referência o curso de capacitação Musicalização Infantil de 2 a 5 anos e o curso Método de Teoria e Solfejo lúdico para educadores musicais. É um excelente convite para você educador musical se tornar um professor profundo participando dos nossos cursos de capacitação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *